sábado, 1 de março de 2008

Season 4 - Analises Jates...



Comentários S04E05



The Constant



Ok, esse episodio não poderia ter sido melhor. Comentá-lo aqui e ponto de honra.

A cada novo episodio, LOST me surpreende mais e prova porque a serie tem o titulo de melhor serie dos últimos tempos (pelo menos para mim).

Fui assistir a esse episodio sabendo apenas 2 coisas : seu nome e a personagem central. Havia comentado durante a jatilha que tinha uma suspeita de que Des iria ser mostrado em FB e FF, passado e futuro mesclados, sendo ele, Desmond, a constante através do tempo.

Bem, eu acertei! A idéia central foi exatamente essa e minhas suspeitas da teoria da viagem no tempo de LOST começam a fazer sentido.
Desconfiei, logo após a primeira aparição de Desmond que a ilha onde o vôo Oceanic 815 caiu poderia ser afetada por uma lapso de tempo.


Ao final do 2ª temporada, tinha uma idéia formada : existe uma brecha espaço-tempo parecida com a situação do triangulo das bermudas.

Após assistir esse episodio posso dizer que já começo a melhorar minhas suspeitas. Não só a ilha parece estar em um universo paralelo de tempo e espaço como ela apesar de tudo mantém um link com o mundo real.

Todo o tempo entre a ilha de LOST e o mundo, seja ele representado por Los Angeles, Oxford ou Sidney esta interligado com variações distintas, a contagem dos minutos para aqueles que viajam por esse tempo torna-se bem diferente.
Reparem quando Desmond desmaia na sala de Daniel. Para Des foram 5 minutos, Daniel menciona 75 minutos. Essa e a segunda amostra de diferença em tempo.

Esta claro também pelas experiências de Daniel que para tornar-se um viajante do tempo, mantem-se a condição principal proposta pela ciencia mais precisamente, a física : “Dois corpos não podem sob hipótese alguma ocupar ao mesmo tempo o mesmo lugar, no espaço.”



Daí a afirmação de que apenas a consciência, a mente e capaz de deslocar-se através do tempo.
Outro ponto importante apenas pessoas exposta a altos níveis de radiação eletromagnética podem desenvolver essa habilidade.
A explosão da escotilha certamente tornou o nosso brotha uma dessas pessoas.

Por ultimo : a constante.

A explicação de Daniel para a morte de Eloise foi sensacional pois enquanto ele falava minha mente estava a mil recitando “Penny e a constante de Desmond.” Bingo!

As cenas de idas e vindas de Desmond foram absolutamente fantásticas! E o que dizer da cena final? E impossível não se emocionar!

Fato e , Desmond e um dos meus favoritos em LOST e desde sua primeira participação sabia que ele teria um papel chave nesse mistério. Através dele, podemos divagar em teorias que conectarão os demais Losties.

Fatos interessantes:

- O Black Rock perdeu-se no pacifico; tinha como navegador um Hanso e mais importante Sr. Wildmore foi capaz de pagar 380 mil libras por um diário de bordo? Por quê?



- Onde realmente encontra-se a ilha de LOST?




A ultima parada do cargueiro foi Fiji...sera que podemos concluir algo?

- Estamos em 2004 mais precisamente 24 de dezembro...véspera de natal!

- O código de ajuste para Daniel são dois “bad numbers” unidos 2342, weird uhm? Adicione então a freqüência de 11 Hz...a soma e igual a 4 ...outro bad number!

- Segundo Daniel não se pode mudar o futuro, apenas pode haver efeitos colaterais.

- Desmond e a constante de Daniel.

- O significado da constante : enquanto o viajante mantiver contato com algo ou alguém muito importante – um elo de ligação entre passado e futuro, ele esta a salvo!


Todos precisam de uma constante.

Para finalizar, se vocês acham que não nenhum sinal de Jate nesse episodio prestem atenção :


Quando Desmond liga para a Penny no final, ela diz que não desistira de procurá-lo e mantem-se a constante dele. Uma boa chance de resgate e volta à ilha pode depender dela, certo?

Você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com Jate? TUDO!

Jack e Kate deixarão a ilha de LOST entre 2004/2005 e voltarão a encontrar-se em 2007 (como vimos no Eggtown).



Segundo o FF de “Through the looking glass”, Jack quer voltar para a ilha e Kate recusa-se. Para fazer isso, Jack provavelmente terá que viajar no tempo portanto, independente do que aconteça dali para a frente, eles precisam dessa ligação.

Enquanto Kate permanecer na vida de Jack, seja em 2004 ou 2007, tudo estará bem.

Kate e a constante de Jack da mesma forma que Penny e a de Desmond !!!

JATE IS FATE !!!

PS : Confesso que irei ler meus livros de Hawking novamente.... minha mente fervilha por respostas...


Resta saber se as leis da física realmente se aplicarão as teorias de LOST... =)

2 comentários:

ana paula disse...

Karen, desde o início eu pensei dessa forma: Kate é a constante do Jack como Penny é a do Des.

Eu amei o episódio, o amor de Des e Penny é lindo... mas tenho que confessar que senti uma falta enoooooorme de JATE! eu assisto Lost especialmente por JATE! então, apesar de ter sido ótimo, não foi o melhor p mim pq não apareceu nada de JATE!
O quê fazer? eu simplesmente AMO JATE!!!

Anônimo disse...

Karen, interessantíssimo teu post!!

De fato, essa história de viagem no tempo está tirando nosso sono!! Ahuahua...

Fico me perguntando: o que vai acontecer com Locke qd ele sair da ilha? Pq, afinal, ele estava presente na explosão da escotilha, e de todos só restaram ele e Des., hã? Imagina, o careca mais pirado ainda!! AHuahua....

De resto, concordo plenamente com a "importância" do Desmond para a série, sem falar que o Cusik se apresentou brilhantemente nesse epi.

Black Rock surpreendeu, Hanso tb, e aquele velho Widmore mais ainda... Acredito que seja por intermédio daquele diário que a Penny tem informações sobre a ilha...

Enfim, pra mim, um dos melhores de toda a série!!

Parabéns pelo post!!

"Jatemente" falando, parabéns tb!!